segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Primeiro encontro na EBM Vítor Miguel de Souza

Com o objetivo de informar e atualizar os profissionais da EBM Vítor Miguel de Souza sobre o Projeto UCA, foi realizada uma reunião nesta primeira semana do ano letivo. Participaram da Reunião professores, equipe pedagógica, diretor, assessora do DEF, Mônica da Luz Moreira, assessoras do NTE, Lucilia Collares Ipiranga, Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer e Luciana Bitencourt e o pesquisador da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras - CERTI, Rafael.
Ao apresentar o projeto, Rafael foi explicando e esclarecendo para os professores os objetivos do projeto que gira
m em torno da: a) Revolução educacional (mudança de paradigma); b) Inclusão digital (permitir o uso das famílias) e c) adensamento da cadeia produtiva (promoção de empregos). E ainda, os aspectos técnicos da avaliação e indicação do equipamento (laptop) mais adequado ao trabalho educacional.
A última informação sobre a aquisição dos equipamentos é que esta foi cancelada devido ao custo que superou os $100 previstos para cada unidade.
Por isso é que os laptops ainda não estão na unidade escolar e, não há previsão imediata de uma nova licitação para a aquisição.

Alguns professores fizeram perguntas a respeito da segurança, da acessibilidade e utilização dos equipamentos.
Ao final da reunião foram propostos alguns encaminhamentos:
# Formar uma comissão que seja responsável por uma agenda de atividades – professores, equipe pedagógica, assessoras do DEF e NTE;
# Todos os envolvidos no projeto devem fazer parte de uma lista de discussão que será criada para toda a comunicação entre os participantes;
# Para um próximo encontro com a comissão o NTE já deve providenciar material
para leitura e reflexão sobre tecnologia/mídia/educação;

Nenhum comentário: