sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O Projeto UCA – um computador por aluno é um investimento da Presidência da República, por intermédio da assessoria do MEC/SEED, cujo principal objetivo é o de promover a inclusão digital por intermédio da escola pública.

As ações para a execução do projeto estão inseridas em um contexto amplo de políticas públicas em educação e tecnologia, no qual são levados em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais e promove a articulação com governos locais (estaduais e municipais) por intermédio das Secretarias de Educação. Articula ainda, programas e projetos do MEC como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa TV Escola, Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, Programa Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED), Projeto de Informática na educação Especial (PROINESP), Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Pró-Licenciatura, Proformaçao, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pro-Jovem) e Projeto Cidadão Conectado – Computador para todos.

A base educacional que fundamenta o projeto está firmada na construção do conhecimento, nos conteúdos, o aluno como (co) autor e aprendiz ativo, aprendizagem significativa, saberes compartilhados, ambiente de cooperação e colaboração, múltiplas linguagens midiáticas. Articulados ainda, junto a esta fundamentação estão os conceitos como mobilidade, conectividade, acessibilidade, interatividade e inclusão digital da família.

No decorrer do ano de 2007 foram testados seis pilotos nas cidades de: Brasília/ DF, Palmas/TO, Piraí/RJ, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Tiradentes/MG. Com o objetivo de fazer as adequações necessárias de equipamento, usabilidade, software, metodologia.

Em 2008, que será a segunda parte do projeto está prevista a distribuição de laptops para 300 escolas municipais por todo o país, dentre elas está contemplada a Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, que atende 390 alunos e está localizada do bairro do Itacorubi. A escola receberá um computador para cada aluno e para cada educador que lá trabalhe.

Nenhum comentário: