sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Computadores educacionais do ProUCA têm sistema de monitoramento de segurança a distância

Dez escolas do Estado de Santa Catarina estão recebendo computadores para todos os seus alunos e professores. Estas escolas fazem parte do ProUCA o Programa Um Computador por Aluno (ProUCA) do Governo Federal. A Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, localizada no bairro Itacorubi da nossa cidade foi também contemplada pelo programa.

Para evitar que estes computadores sejam roubados garantindo assim a segurança do patrimônio público, mas principalmente a segurança dos alunos, uma vez que eles podem ser levados para as casas desses estudantes, os laptops foram equipados com um Sistema de Monitoramento de Segurança via Internet. Com esse sistema garante-se que os computadores irão permanecer nas mãos dos alunos e dos professores. Isto porque, caso o equipamento seja furtado ele não poderá ser utilizado, pois será desativado a distância, via Internet, pelos técnicos do Governo Federal deixando de funcionar. Há ainda outra forma de bloqueio: se os laptops não se conectarem regularmente ao servidor instalado na escola, o próprio sistema acionará o bloqueio internamente. Desse modo ele não tem nenhum valor comercial sendo o seu uso exclusivo dos professores e dos estudantes e suas famílias.

Equipe ProUCA/SC

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Guia de sobrevivência do usuário do Classmate

Oi pessoal,

o Ederson, da equipe de formação do Programa UCA/SC, elaborou um GUIA DE SOBREVIVÊNCIA para o uso do Classmate.

Ficou interessante! Vale a pena conferir.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Encontro específico - EBM Vitor Miguel

Dando continuidade a formação iniciada nos dias 23, 24 e 25 de agosto, aconteceu no CCA da UFSC a formação específica para a escola municipal que receberá o UCA - a EBM Vitor Miguel.

A formação foi coordenada pela Professora Bárbara, professora do curso de História da UDESC. Durante essa formação (ocorrida nos dais 26 e 27), foi feita uma sensibilização quanto a reestruturação do currículo, tendo como aporte teórico os seguintes textos:
  • SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • SANCHO, Juana Maria (et al.). Tecnologias para transformar a educação. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Trad. Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.
  • OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. (Guia da escola cidadã, vol. 12).
Por fim, foi realizada uma interessante oficina de fotografia, com o intuito de percebemos a distinção entre a forma e o conteúdo e o quanto estamos ainda atrelando a nossa prática ao conteúdo, sem levar em considerar a forma (que certamente é tão importante quanto). Com a inserção do Classmate no fazer cotidiano da EBM Vitor Miguel, faz-se necessário, certamente, reavaliar a forma como temos sistematizado o conhecimento que acreditamos ser fundamental na formação desse cidadão.

Em breve publicaremos nossa proposta de formação para EBM Vitor Miguel.

Álbum de fotos - Encontro Projeto UCA

Segue o álbum de fotos criado pelos coordenadores do Projeto UCA/SC. Clique na imagem para acessar o álbum:


Formação UCA-SC

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto aconteceu no Centro de Educação Continuada da SME/PMF a Formação do Projeto ProUCA - Santa Catarina.
A formação foi coordenada pela professora Edla Faust Ramos, contando com a participação de vários colaboradores.

A formação tinha como objetivos (retirado de documento fornecido na formação):
- Estruturar uma rede de formação, de acompanhamento e apoio às práticas pedagógicas, com o uso do laptop educacional nas escolas;
- Contribuir com a inserção de uma prática inovadora do uso das tecnologias educacionais nos cursos e programas de formação inicial e continuada de professores;
- Qualificar professores das escolas públicas participantes do piloto do Projeto UCA para o uso do laptop educacional em práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção cooperativa do conhecimento, em consonância com as especificidades das propostas curriculares de suas escolas;
- Criar uma cultura de redes cooperativas, intra e inter escolas, com o uso das tecnologias digitais, favorecendo a autonomia, o aprofundamento e a ampliação do conhecimento sobre a realidade contemporânea;
- Contribuir na construção da proposta político-pedagógica das escolas, aproveitando as possibilidades do laptop educacional, as estratégias pedagógicas inovadoras, o respeito à diversidade das comunidades e a consciência do papel da escola no desenvolvimento da inteligência dos seus membros, com consequentes mudanças em sua participação crítica e criativa na sociedade.

Para contemplar esses objetivos, a formação deu-se através da explicitação do Projeto UCA; relatos de experiências anteriores e; a formação técnica básica com a exploração do Classmate PC.
Pessoas de vários lugares participaram dessa formação inicial. A avaliação do grupo foi que tão importante quanto a formação inicial dos profissionais que irão gerenciar o UCA em suas cidades é também a criação dessa rede de trocas de experiências, dúvidas, expectativas.

Quer saber mais sobre o Projeto UCA em SC? Clique aqui.

No próximo post, fotos desse encontro! ;)