quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Encontro específico - EBM Vitor Miguel

Dando continuidade a formação iniciada nos dias 23, 24 e 25 de agosto, aconteceu no CCA da UFSC a formação específica para a escola municipal que receberá o UCA - a EBM Vitor Miguel.

A formação foi coordenada pela Professora Bárbara, professora do curso de História da UDESC. Durante essa formação (ocorrida nos dais 26 e 27), foi feita uma sensibilização quanto a reestruturação do currículo, tendo como aporte teórico os seguintes textos:
  • SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • SANCHO, Juana Maria (et al.). Tecnologias para transformar a educação. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Trad. Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.
  • OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005. (Guia da escola cidadã, vol. 12).
Por fim, foi realizada uma interessante oficina de fotografia, com o intuito de percebemos a distinção entre a forma e o conteúdo e o quanto estamos ainda atrelando a nossa prática ao conteúdo, sem levar em considerar a forma (que certamente é tão importante quanto). Com a inserção do Classmate no fazer cotidiano da EBM Vitor Miguel, faz-se necessário, certamente, reavaliar a forma como temos sistematizado o conhecimento que acreditamos ser fundamental na formação desse cidadão.

Em breve publicaremos nossa proposta de formação para EBM Vitor Miguel.

Nenhum comentário: